Páginas

Invenções Históricas por Acidente - Parte 3/3

Em mais uma sexta-feira, temos a última parte dessa série.

Conheçam mais três invenções que fazem parte de nossas vidas, porém, os inventores ganharam suas famas por acidente.


1º Manuscrito do Mar Morto


Uma cabra perdida levou à descoberta acidental de um dos achados literários mais importantes da história. Tudo aconteceu em 1947, quando dois pastores beduínos arrastavam seu rebanho através dos montes chamuscados de Qumran, perto do Mar Morto. Um dos homens se afastou para perseguir um gato de rua quando descobriu uma caverna na encosta.

Deixando cair uma pedra na escuridão, ouviu-se o estilhaçar de um pote. Ele e seu companheiro retornaram ao lugar e abaixaram-se cuidadosamente para dentro da caverna, a fim de recuperar vários potes de barro lacrados contendo rolos de papiro usados. Sem saber o que tinham encontrado, eles venderam os pergaminhos enegrecidos para negociantes de antiguidades em Jerusalém por alguns dólares cada.

2º Aço inoxidável


O grande inventor foi Harry Brearley. 

Em vez de ser reconhecido, seu míope empregador o demitiu e disse que sua invenção era um grande desperdício de tempo. Sua missão era desenvolver uma liga de aço que pudesse suportar o atrito superaquecido dentro de um rifle.

Brearley notou que uma das suas ligas descartadas ainda estava brilhando, enquanto todo o resto tinha enferrujado. Pesquisando suas anotações, ele encontrou a fórmula precisa para o aço inoxidável: 12% de cromo formando uma camada protetora no aço quando exposto ao oxigênio.

Ele implorou para seus chefes para fabricar talheres usando a liga milagrosa, mas a ideia foi rejeitada como inútil. Uma empresa alemã ficou com a patente do aço inoxidável, mas Brearley acabou sendo reconhecido como o inventor original — mesmo que acidental — do metal mais importante do século 20.

3º Penicilina

Por último, mas obviamente não menos importante, está a penicilina, primeira produção em massa de antibióticos de drogas do mundo.

Dr. Fleming estava em seu laboratório, em 1928, pesquisando o vírus da gripe, quando percebeu que uma das suas culturas de bactérias tinha sido infectada por fungos. A maioria dos cientistas teria jogado a placa estragada no lixo, mas não Fleming. Seis anos antes, ele havia descoberto propriedades antibióticas leves de lágrimas humanas quando uma das suas acidentalmente caiu na sua amostra de bactérias. 

Após uma inspeção mais profunda, Fleming notou um anel de clara em torno do fungo, indicando que era tóxico para a bactéria staphylococcus. Ele isolou cuidadosamente o molde, que era do gênero Penicillium, e nomeou a sua nova droga milagrosa como penicilina.

Antes dela, milhões de pessoas morreram a cada ano com feridas infectadas e doenças bacterianas contagiosas, como a febre escarlate. Hoje, dependemos desse medicamento para tratar tudo, desde infecções de ouvido comuns aos surtos de bactérias potencialmente mortais.

Fleming foi agraciado com o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1945.



Depois dessa série, concluímos que a qualquer momento podemos ser um futuro inventor famoso. Então, que seremos mais curiosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário