Páginas

Cinema Brasileiro no Mundo

Para quem gosta de Filmes Nacionais, nada como apreciar esses clássicos que ganharam espaço no Brasil e no Mundo, e se nós só damos pouco valor ao nosso Cinema, a Academia já está de olho nele a mais de 40 anos. 

Em 1963, depois de ganhar a Palma de Ouro em Cannes, o clássico "O Pagador de Promessas" foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado para ganhar o Oscar, como Melhor Filme Estrangeiro. Mesmo perdendo para o francês "Sempre aos Domingos", o filme fez bonito e botou o Brasil no mapa do cinema internacional.


Outro que marcou época foi o drama "Pixote: A Lei do Mais Fraco",  indicado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, foi considerado pelo New York Times um dos 10 melhores filmes do início dos anos 80. Dirigido pelo renomado Héctor Babenco, indicado ao Oscar quatro anos mais tarde por "Kiss of the Spider Woman", o filme foi sucesso de crítica e se tornou um clássico, colocando de vez o país no cenário internacional.


E se o "Pagador" recebeu 01 indicação, o road-movie "Central do Brasil" foi indicado para duas Categorias, além de Melhor Filme Estrangeiro, a gigante Fernanda Montenegro foi a primeira, e única, atriz brasileira a ser indicada para o Oscar de Melhor Atriz Principal. Destronado pelo italiano "A Vida é Bela", ganhou outros 17 prêmios dentre as 25 indicações que recebeu no cenário internacional, dentre eles o Urso de Ouro em Berlim e o Globo de Ouro.


Longe dos olhos da Academia, mas perto da nossa realidade, o policial "Tropa de Elite" e sua sequência, "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro", bateram recordes de bilheteria nacional, com mais de 1,25 milhões de espectadores na primeira semana. O filme causou polêmica dentro e fora do país pela forma como retratou o tráfico e a corrupção, o que dificultou sua difusão em cenário internacional, mas não impediu o primeiro de receber o Urso de Ouro de Berlim. Além disso, a série abriu as portas para o Diretor José Padilha, que recentemente dirigiu o remake  de "Robocop", devido ao seu trabalho.


E se a nossa realidade não agradou pelos olhos do BOPE, vista pelo outro lado em "Cidade de Deus", ela nos rendeu 04 indicações ao Oscar, recorde no nosso país. Ainda que não tenha levado nenhum, o filme foi aclamado pela crítica nacional e estrangeira ao redor do mundo. Com 15 prêmios internacionais e outras 08 indicações, o drama foi eleito pela revista Time, americana, como um dos 100 melhores filmes de todos os tempos.


E não para por aí, o investimento no Cinema Nacional vem crescendo ano a ano e, felizmente, hoje contamos com diversos sucessos de bilheteria no Brasil e no Mundo, então pode aguardar, que logo logo chega a nossa vez...

(via)

Nenhum comentário:

Postar um comentário