Páginas

Sem Exoesqueleto!

Quando o CMB foi ao ar, publicamos a investida do cientista brasileiro Miguel Nicolelis no projeto Walk Again que deu o pontapé inicial na Copa do Mundo FIFA 2014.

Apresentamos hoje na Inovação de Segunda, o projeto conduzido pelo engenheiro Alberto Cliquet Junior (foto).
Diferente do projeto Walk Again, Cliquet e os profissionais do Laboratório de Biocibernética e Engenharia de Reabilitação (Labciber), com aplicação no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não utilizam um exoesqueleto para fazer pacientes voltarem a andar, mas aplica impulsos elétricos para a reparação de lesões na medula “Damos impulsos elétricos que vão até a medula. Isso provoca as contrações musculares. Trata-se de um estímulo neural”, afirma Cliquet.

Segundo o estudo, 100% brasileiro e inédito no Hemisfério Sul, os choques elétricos são capazes de gerar um reaprendizado da medula, pois reorganizam os neurônios e recriam as conexões sensitivas.
Vale lembrar que a investida de Cliquet se aplica somente a pacientes com lesões parciais na medula, mas os números da pesquisa são extraordinários: 90% dos pacientes do laboratório conseguiram ficar em pé e dar os primeiros passos artificialmente e 3% voltaram a andar voluntariamente.
Perspectivas
“A tecnologia, a engenharia, particularmente a eletrônica, é essencial na inovação e no avanço da medicina, sem isso não há avanço”, avalia Alberto Cliquet Júnior, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).
Será que essa alternativa será divulgada como a empreitada do nosso amigo Nicolelis? Estamos de olho.

(Via)


2 comentários:

  1. Excelente matéria! Pena não ter tido da mídia uma maior divulgação e também da organização da Copa que não deu devida importancia para a imagem na abertura do evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulysses, infelizmente em nosso país diversas iniciativas não ganham destaque na mídia e nem mesmo apoio financeiro. Nos parece que o $ circula por uma porção conhecida de bolsos e não há espaço para renovação.
      Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo e fique a vontade. Estamos caçando boas idéias e projetos que valem a pena conferir. Até breve.

      Excluir